Mediar conflitos e enfrentar a violência: Ministério Público e Fadisma firmam parceria

Mediar conflitos e enfrentar a violência: Ministério Público e Fadisma firmam parceria

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) firmou, na segunda-feira (10), um protocolo de intenções com a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) com objetivo de unir forças para enfrentarem a violência, na perspectiva da segurança cidadã e resolução de conflitos


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Técnicas de mediação e de práticas de justiça restaurativa serão utilizadas nos 44 municípios de abrangência da Promotoria de Justiça Regional de Educação (Preduc) de Santa Maria.

A iniciativa é uma ampliação do protocolo de intenções firmado em dezembro de 2017, que firmou uma parceria conjunta para estabelecer uma cooperação acadêmica e educacional, intercâmbio técnico, científico e cultural, com foco na formação desses profissionais que também atuam na rede pública de ensino, nas rede de apoio à escola, Conselhos Tutelares e demais profissionais que também trabalham na área da infância e juventude.

Com o novo protocolo, serão desenvolvidos projetos e ações com a finalidade de formar e capacitar profissionais para enfrentarem situações de violência e resolução de conflitos por meio das ferramentas práticas e comunicação não violenta. 

O documento firmado também possibilita a atuação prática do Centro de Mediação e Práticas Restaurativas da Fadisma na realização de mediação, círculos restaurativos e círculos de construção de paz em casos indicados pelas Promotorias de Justiça Regional de Educação de Santa Maria, 1ª Cível, 2ª Especializada da Defesa Comunitária e da Violência Doméstica.

Além disso, o acordo prevê a capacitação, treinamento, assessoria ou auxílio técnico dos membros e servidores do MP-RS, entre outros profissionais, de oportunidades de capacitação por meio de cursos disponibilizados pela instituição.

Essa parceria também tem o objetivo de formar e capacitar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, vítimas de preconceito de gênero e professores da rede pública, para que saibam reconhecer e encontrar formas de enfrentar esse tipo de violência. Maneiras de incentivar o empreendedorismo e empoderamento de mulheres também serão pensadas.

Assinaram o protocolo de intenções os promotores de Justiça Antônio Augusto Ramos de Moraes, Joel Oliveira Dutra, Rosangela Corrêa da Rosa e Diego Corrêa de Barros e o diretor-geral da Fadisma, Eduardo de Assis Brasil Rocha. Também participaram da solenidade o procurador Institucional e coordenador de Núcleos e Projetos da Fadisma, Joel Fiegenbaum; e a assessora do MPRS e docente coordenadora do Centro de Mediação e Práticas Restaurativas da Fadisma, Isabel Cristina Martins Silva.

*Com informações do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carro aquaplana e cai em barranco na BR-158, na Faixa de Rosário Anterior

Carro aquaplana e cai em barranco na BR-158, na Faixa de Rosário

Trio é preso por receptação de carga de soja furtada na região Próximo

Trio é preso por receptação de carga de soja furtada na região

Polícia/Segurança